Compromisso para um Atendimento de Qualidade - CPAQ

O início do ano de 2018 trouxe uma boa notícia à USF Famílias e aos seus utentes.

No nosso 12º ano de actividade conseguimos finalmente ver reconhecido o valor e a qualidade do nosso trabalho através da obtenção da certificação CPAQ que orgulhosamente passamos a ostentar.

Esta certificação, que dá pelo nome de “Compromisso para um Atendimento de Qualidade - CPAQ”, exige um elevado número de condições que garantem uma prestação de serviços e de cuidados de saúde de grande qualidade aos nossos utentes; para isso tivemos que desenvolver um considerável esforço, quer na área da organização quer no âmbito da prestação de cuidados, no sentido de melhorar os nossos processos e o nosso desempenho em benefício dos que nos procuram.

Foram 3 meses de árduo trabalho para atingir os nossos objectivos, mas desde o dia 9 de Março passamos a ostentar aquela certificação que garante aos nossos utentes a qualidade dos serviços que lhes são prestados.

Na realidade apenas demos mais um pequeno passo na difícil caminhada que iniciamos há quase 12 anos e que queremos continuar em prol da saúde e bem-estar de todos aqueles que nos escolheram e em nós confiam a sua saúde; um pequeno e significativo passo na procura da excelência na prestação de cuidados que aqui todos os dias fazemos.

E se agora estão de parabéns todos os profissionais da USF Famílias, com um especial destaque para o seu Secretariado Clínico, que lideraram todo o processo e sobre o qual recaiu a grande maioria das medidas adoptadas, os próximos passos, cada vez mais exigentes, irão passar pela certificação de toda a actividade da USF Famílias, nomeadamente a sua actividade assistencial.

Há vários anos que a organização de trabalho da USF Famílias, bem como os seus resultados, são objecto de estudo e análise de forma a cumprirem um conjunto de requisitos que garantem e atestem a qualidade da sua intervenção; paulatinamente, ano após ano, vamos melhorando o nosso desempenho, melhorando os nossos resultados e conseguindo importantes ganhos em saúde para os nossos utentes.

Daí que, passo a passo, vamos construindo uma Unidade de Saúde de grande qualidade e de excelentes resultados que é já hoje uma referência na formação de Médicos de Família e se destaca pela qualidade da sua intervenção comunitária.

Por isso, todos nós profissionais de saúde da USF Famílias, e todos aqueles que nos escolheram para cuidar da sua saúde, estão de parabéns com a atribuição da marca CPAQ.

J. A. Nunes de Sousa, MGF
Coordenador da USF Famílias
Compromisso para um Atendimento de Qualidade - CPAQ